Todas as crianças gostam de receber um presente, de receber atenção e carinho, de brincar! Então vamos dar!
Começámos por pensar em dar de uma forma diferente, transformando o presente de um amigo secreto dentro da turma, num presente para um amigo desconhecido. Um amigo desconhecido do SolSal! E depois, quem sabe, combinar uma tarde de brincadeira no pátio da nossa escola com esse amigo.
Então… as ideias começaram a surgir! E eis que a Diana Almeida, psicóloga do SolSal, propôs: “E se em vez de fazermos o amigo secreto, comprassem dois jogos? Assim, seria material que ficaria no SolSal e que poderia ser usado no futuro com as crianças que acompanhamos e, por outro lado, seria uma atividade gira para realizarem em conjunto. O que achas?” Só havia uma resposta possível… “Diana, obrigada pela sugestão! O 6.ºF vai adorar a ideia!”
E assim a ideia original transformou-se! Já não era o presente para o amigo secreto na turma, nem para o amigo desconhecido do SolSal, mas o presente para todos os meninos apoiados pelo SolSal. Cada um dos 30 alunos do 6.ºF apoiou a ideia e a ideia virou projeto. “És Missão, 6.º F está contigo como uma Família!” começou a dar os primeiros passos.
Divididos em grupos, já passámos dois finais de tarde com os meninos do SolSal. E vamos continuar! Porque é bom receber, mas dar é muito mais gratificante!
Professora Rosário Vilhena | Professora 2º Ciclo
O SolSal tem como grande missão “…acompanhar e (trans)formar crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, risco ou perigo…”. Esta missão marca o pulsar diário da vida no SolSal e exige uma atualização constante ao nível dos recursos que são utilizados nas diferentes respostas que a procuram cumprir.
O 6º F propôs-se a ajudar o SolSal nesta importante missão. Em alternativa à troca de presentes que costumavam partilhar na altura do Natal, a turma queria contribuir, de forma solidária, para ajudar as crianças que são acompanhadas pelo SolSal.
Tendo em conta as necessidades existentes, a turma ofereceu ao SolSal dois recursos importantes para o trabalho que é desenvolvido com as crianças: o Jogo “Os Exploradores – À Descoberta dos Sentimentos e dos Comportamentos”, que procura trabalhar sentimentos, pensamentos e comportamentos, através de atividades divertidas; e o Kit Pedagógico “Direitos em Jogo”, que propõe atividades diversificadas para explicar, divulgar e promover os direitos e os princípios consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança.
Esta oferta tão generosa e significativa tornou-se ainda mais especial, pois a turma tem vindo ao SolSal, em pequenos grupos, para realizar algumas das atividades destes dois recursos, em união com as crianças acompanhadas pelo SolSal. Estes momentos de partilha têm sido extremamente gratificantes e enriquecedores para todas as crianças que neles têm participado!
Um enorme bem-haja ao 6º F e à Prof.ª Rosário Vilhena por esta iniciativa solidária e tão (trans)formadora!
Diana Almeida | Psicóloga do SolSal
No SolSal fazemos muitas atividades que nos ajudam a crescer e a resolver os problemas. Quando soubemos que o 6º F ia oferecer ao SolSal dois jogos, ficámos muito contentes! No jogo sobre os Direitos da Criança, encontrámos esta lengalenga:
“Junta-te a esta roda
e vem connosco brincar,
aprender sobre os direitos
e, quem sabe, até ajudar!”
Obrigado 6º F por terem feito tudo isto! Adorámos que tivessem estado connosco e gostávamos muito que viessem mais vezes!
Madalena | 11 anos
Gostei muito de ir ao SolSal e adorava repetir esta incrível experiência. Eu e a Maria, jogámos com a Laura, que era uma menina de sete anos muito fofinha, um jogo de desafios chamado “Os Exploradores”. Também nos divertimos com palavras cruzadas sobre os Direitos das Crianças.
Dalila Madeira | 6.ºF
Gostei muito do SolSal e de estar com colegas de outras escolas de Campo de Ourique. Os jogos foram muito engraçados e educativos, sobretudo “Os Exploradores”.
Afonso Garcia | 6.ºF
A experiência foi incrível, porque pensávamos que íamos conhecer meninos completamente diferentes de nós, mas afinal eram tal e qual como nós. Somos todos crianças, somos todos iguais!
Ana Guedes e Leonor Águas | 6.ºF
Que tarde maravilhosa! Tão diferente! Aquela ida ao SolSal foi o ponto alto do meu dia! Fabulosos, os jogos da Bola Gigante e dos Direitos da Criança!
José Valles | 6.ºF
Eu adorei ir às instalações do SolSal, de conviver com pessoas diferentes, de várias idades, de várias nacionalidades e, especialmente, de jogar e brincar com as crianças. Gostava muito de lá voltar.
Marina Dias | 6.ºF