| Preparar o coração para receber Jesus |

> Seara > | Preparar o coração para receber Jesus |

| Preparar o coração |Dia: 6 de dezembro

Local: Sala de aula do 11H1

Terminadas as apresentações dos trabalhos de grupo, uma aluna dirigiu-se à professora e começou por referir:

– Professora, posso fazer uso destes últimos 10 minutos para partilhar uma mensagem com a turma? Ao longo das últimas semanas, pedi-lhes uma coisa e… chegou o momento!

– Claro que sim! – respondeu prontamente a professora.

Enquanto a aluna se dirige ao lugar, e tendo decorrido o discurso anterior em tom audível, surgem alguns comentários dos colegas:

– Pois, professora, a Catarina andou a pedir-nos caixas de fósforos durante semanas… – dizia um colega.

– Isto é muito estranho… Para que querias os fósforos? – perguntava outro.

De mãos trémulas, e sob o olhar expectante dos colegas, a aluna aproxima-se novamente da mesa da professora e inicia novo discurso:

– Como sabem, começou o Advento. Quando era pequenina, em casa, ensinaram-me que o Advento era a preparação do nosso coração para nele receber Jesus no dia do seu nascimento. Durante as últimas semanas, pedi-vos caixas de fósforos. Elas estão aqui – refere, apontando para o saco que a acompanha – e em cada uma delas estão 18 papelinhos e 18 fósforos. Cada conjunto representa um dia de preparação para o Natal. Em cada papelinho, está uma ação que nos ajuda a melhor prepararmos o nascimento de Jesus, para melhor acolhê-lo em nós… Não são obrigados a fazê-lo, mas se alguém quiser tirar uma caixa, pode fazê-lo…

– Eu quero – interrompeu a professora, a par das palmas que, espontaneamente, ecoaram dos restantes 11 alunos perante o gesto da colega.

Numa sala pequenina, numa turma pequenina, de uma doce menina surgiu um gesto grande… Gesto que valeu o reconhecimento, o carinho e a aceitação de todos.

Cada caixa de fósforos foi preparada por esta aluna com todo o amor e fé que deposita no Advento. Cada caixa, cuidadosamente forrada, contém 18 papelinhos com uma ação específica e 18 fósforos… e esperança infinita.

O nome da aluna? Catarina d’Orey.

A ação do dia de hoje? Agradecer a Jesus tudo aquilo de bom que temos na nossa vida.

Neste agradecimento, couberam muitas pessoas, mas a Catarina em especial!

Sou-lhe grata Catarina, pelo exemplo, pela fé, pela energia, pela inspiração, pela coragem, pelo carinho, pela força, pela humildade e, sobretudo, pela pessoa que é!

Vânia Morais |Professora