Projeto Iluminatomia

> Seara > Projeto Iluminatomia

Beatriz Lemos e Catarina Gonçalves A realização do Projeto Iluminatomia envolveu diferentes etapas, nas quais os alunos foram desafiados a discutir, planear, a criar produtos e a apresentar as suas ideias e resultados. Promoveu-se, assim, a aquisição de competências essenciais para os dias de hoje: a Criatividade, o Pensamento Crítico, a Colaboração e a Comunicação. Durante a execução e, tal como já havia sido referido, fomos fazendo a monitorização do cumprimento do plano e houve, por vezes, necessidade de fazer algumas alterações. Neste tipo de dinâmica de trabalho, na qual os alunos são, permanentemente, desafiados a discutir, a tomar decisões, a criar produtos e a defender as suas ideias é natural haver mais conflitos. Por vezes, há alunos que revelam alguma dificuldade em aceitar as opiniões dos outros e isso leva a situações de confronto. Contudo, com este grupo, nunca sentimos grandes dificuldades. Deixamos um resumo de algumas atividades trabalhadas pelas crianças, onde poderão verificar e atestar a interdisciplinaridade de algumas disciplinas (Estudo do Meio, Português, Ciências e Expressão Plástica) neste projeto: Visualizar e debater vídeos sobre o Corpo Humano; Estudar os sistemas do Corpo Humano e identificar os órgãos respetivos; Aprender os nomes de alguns músculos e ossos do Corpo Humano, bem como as suas funções; Pesquisar , nos Ipads, curiosidades sobre o cálcio; Estudar a pele; Participar numa apresentação sobre o Corpo Humano com a Sr.ª Dr.ª Helena Pinto Ferreira; Reconhecer a importância de adquirir hábitos de vida saudáveis; Jogar jogos nos Ipads sobre as matérias do Corpo Humano (ex: Wordwall); Realizar , nas aulas de ABCiência, experiências sobre o tema; Ler e interpretar vários poemas do livro: “O Abecedário do Corpo Humano”, de José Jorge Letria; Desenhar o Corpo Humano (cabeça, tronco e membros) para legendar com o nome dos ossos estudados; Escrever uma notícia sobre o Projeto Iluminatomia; Escrever um texto narrativo com diálogo sobre um esqueleto que ganhou vida; Trabalhar em grupo; Ensaiar e organizar uma Exposição Interativa para os colegas do 4.º ano. A atividade mais apreciada pelas crianças foi a Exposição Interativa, realizada no dia 28 de outubro, no Espaço Beta, para apresentar aos colegas do 4.º Ano. Com esta atividade pretendeu-se mostrar os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o projeto e partilhar algumas curiosidades aprendidas, através de jogos e cartazes. A exposição estava organizada em vários espaços distintos: “Anatomia & Win” – o grande jogo da nossa exposição. Por equipas e através de respostas a pequenos desafios sobre o esqueleto humano, os alunos ganhavam ossos para construírem um esqueleto humano; “Sistema a Sistema” – nesta estação, os alunos eram convidados a legendar os principais órgãos dos vários sistemas do Corpo Humano; “Ilumina a Tua Saúde – 4 Minutos Para Mexer Melhor” – neste espaço, os alunos eram convidados a fazer vários exercícios de alongamentos. Com esta atividade, pretendia-se explicar e transmitir a importância de alongar os músculos regularmente, a fim de aumentar a capacidade de contração e distensão, bem como a nossa flexibilidade e diminuir o risco de lesões; “Anatomia às cegas – O que “vemos” com os dedos?” – nesta atividade, os visitantes da nossa exposição eram convidados a explorar uma das funções da pele: o sentido do tato. Depois dos anfitriões explicarem que o cérebro é uma espécie de computador que controla a respiração, os sentidos e até as emoções, os alunos, através de uma caixa sensorial e de olhos vendados, tinham que por este sentido à prova, explorando e sentindo as várias texturas dos vários objetos escondidos; “Verdades e Mitos sobre o Cálcio” – esta atividade tinha como objetivo partilhar com os colegas, através de cartazes, algumas descobertas que os alunos fizeram nas suas pesquisas ao desafio lançado – Qual a importância do cálcio para manter os ossos saudáveis? – nomeadamente: Mito – o leite e os seus derivados são a única fonte de cálcio; Verdade – o ovo, a cebola, os brócolos, o abacate e os espinafres são alguns exemplos de alimentos ricos e cálcio. O empenho de quem realizou e orientou, assim como o entusiasmo de quem participou foi visível para todos. Para além dos convidados principais, os alunos do 4.º Ano, contámos ainda com a visita de muitas pessoas que tiveram curiosidade e quiseram vir explorar o incrível Corpo Humano connosco. Acreditamos que todos irão continuar a dar o seu melhor e que este será mais um período marcado por várias conquistas e triunfos que irão ajudar as nossas crianças a crescer felizes e saudáveis. Somos todos diferentes, mas na Sala do Sol brilhamos todos juntos! Beatriz Lemos e Catarina Gonçalves | Professoras