| Projeto Inspiring Future |

> Seara > | Projeto Inspiring Future |

| Projeto Inspiring Future |

O Antes |

Junho de 2018

A coordenação e direção do secundário começam a pensar em atividades/ dinâmicas/ iniciativas que possam ajudar os nossos alunos mais crescidos a encontrarem caminhos, abrir horizontes e conhecer novas e importantes realidades. Obviamente, e como tem sido habitual ao longo dos últimos 4 anos, o projeto Inspiring future faz parte desse rol pensado e refletido.

É durante esse mês que os contatos são feitos. Estando o ano letivo seguinte a ser preparado é necessário encontrar a data que, à altura, possa ser a ideal sem que os tempos letivos sejam afetados. Entramos de imediato em contato com a eficiente e jovem organização e encontramos a melhor data: 29 de março de 2019. Falta tanto… Mas já sabemos que os calendários de testes está a começar a ser construído.
É preciso sabermos, com o maior número de dados, onde e quando acontecem os momentos fora da sala de aula habitual.

Pensamos nos finalistas e sabemos o quão importante e difíceis são as escolhas e a grandeza das ofertas. Como pode parecer assustador o mundo lá fora. Vamos ajudá-los!

Sabemos que a sessão onde é explicado passo a passo o acesso ao ensino superior é importante para TODOS os finalistas. Depois a visita às mais de 50 universidades presentes na exposição no corredor das palmeiras. Folhetos, dúvidas, sorrisos, olhos mais iluminados e sedentos de informações são os cenários habituais.

A seguir workshops teóricos e práticos sobre a vida real. Sobre enfrentar a vida de gravata e saltos altos, sobre…8 temas diferentes.

O dia começa frenético. O auditório 1 está cheio. Os finalistas comparecem em massa bem como os seus professores.

As salas estão preparadas desde o dia interior. 

As listagens com o plano de cada turma encontram se nos placards e nos gabinetes.
8.10h de 29 de março de 2019. 

Vai começar.

Mónica Maia Henriques


O Durante |

Inspirando o futuro. Estamos em março, o que significa que, daqui a meio ano, o mais provável é estar a assistir a uma das minhas primeiras aulas de faculdade. E como assusta este pensamento! Largar a escola, uma certeza e uma segurança há doze anos, começar um novo percurso, cada vez mais dissemelhante do de todos os meus colegas – eu e eles, que nunca mais poderemos discutir as respostas do mesmo teste de Português, por todos custosamente ultrapassado.

Porém, nem toda a mente se cobre das trevas da saudade antecipada: há aquele desejo luminoso que persiste, a vontade ínfima mas firme de crescer, de experimentar, de viver. E é esse recanto que acolhe a visita das propostas de futuro, dos conselhos e das dicas, das experiências de quem já foi, de quem largou e foi. Foi esse recanto que recebeu com alegria a Inspiring Future e a sua ajuda, através da qual a luzinha pôde expandir-se e expulsar grande parte dos medos, angústias, incertezas e apegos.

Depois de umas divertidas boas-vindas, duns breves esclarecimentos e duma rica partilha de testemunhos, o horizonte começou a clarear. Passados um workshop e uma apresentação, já a luz se via clara. E perante a feira, cheia de universidades – essas casas onde habita o futuro -, a escuridão foi eclipsada pela chama da curiosidade, que é também a chama da vida. As coisas que antes pareciam sonhos, impossíveis e difusos, deixam de assustar; os lugares e vivências que se pensavam inalcançáveis dispõem-se defronte, à distância de um gesto; mil cores desconhecidas surgem numa paleta infinita e as formas aparecem nítidas, em rol. O mercado de trabalho e as suas leis desmistificam-se. Com elas, as hipóteses de emprego e a infinidade de ideias realizáveis para os criativos e perseverantes. Estudar no estrangeiro – longe do tudo e todos que nos conforta – aparece como um elo, em vez de um corte.

No entretanto, a própria sombra já não é sombra: os receios, as incertezas, os travões ganham a sua luminosidade, deixam de representar um impedimento. São os agentes da prudência, permitem a ponderação e a escolha, obram um futuro sólido, consistente.

Talvez nem tudo corra bem, talvez seja preciso, por vezes, deitar abaixo a construção defeituosa para iniciar novo projeto. O que está para vir não se sabe, e toda a adivinha é uma ilusão. Mas certo é que, durante o dia em que a Inspiring Future nos visitou, muitas coisas novas entraram no esquema, ainda mais sonhos e objetivos se formaram, pôde-se explorar sem medo o desconhecido, e no ar, inspirava-se futuro.

João Martins | 12.º H1


Inspiring day |
 
Na passada sexta feira, dia 29 de março, os Salesianos de Lisboa contaram com a presença do Yorn Inspiring Future. As atividades do dia iniciaram com uma palestra que, graças à presença vibrante do representante da Yorn, clarificou o caminho, de outra forma complexo, que nos leva a universidade. 

Para alem disto, a variedade de apresentações de universidades e faculdades, vindas daqueles que as vivem por dentro, foi extremamente relevante para os mais indecisos ou mesmo para aqueles que apenas querem ter a certeza de qual é a opção correta para si. Ainda que, dado à curta duração das apresentações, o espaço para questões tenha sido bastante limitado, os aspetos mais significativos foram todos abordados. 

Ainda, os workshops complementares às apresentações cobriram tópicos relevantes e, de outra forma, pouco falados, tanto sobre a vida no mercado de trabalho como a nível pessoal. Efetivamente, estas pequenas “aulas”, graças a sua dinâmica e boa receção pelo corpo estudantil, aliviam o stress provocado pela grande decisão. 

De uma forma geral, este dia foi muito elucidativo e pertinente, respondendo a questões que muitos ainda nem sabiam colocar, decorrendo de uma forma leve e acessível. Contudo, a impossibilidade de participar em mais do que duas atividades deixa algumas portas por abrir e alguns pontos por colocar.  

João Fitas | 12.º T3


Na passada sexta feira, realizou-se na nossa escola o evento Inspiring Future para os estudantes do secundário. Foi um momento em que os alunos tiveram a oportunidade de contactar diretamente com representantes de diversas faculdades, não só nacionais, como internacionais, colocando todas as dúvidas que tinham e recolhendo o máximo de informação possível sobre as mesmas. No caso particular do 12.º ano, a manhã foi preenchida, em primeiro lugar, com uma sessão de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior, que se revelou extremamente útil, pois foram explicadas passo a passo e de uma forma extremamente cativante todas as etapas que cada aluno terá de percorrer para se candidatar ao ensino superior, um dos momentos mais importantes da sua vida enquanto estudante. Em segundo lugar, cada aluno esteve presente em duas atividades à sua escolha, podendo estas ser sessões de apresentação de faculdades associadas a uma determinada área (ciências e tecnologias, economia e gestão, ciências sociais e humanas, artes ou desporto) ou, em alternativa, workshops relacionados com a grande mudança que se irá realizar na sua vida – a passagem para o ensino superior. 

Em suma, toda a experiência do Inspiring Future é enriquecedora e esclarecedora, na medida em que possibilita que cada aluno do ensino secundário possa contactar diretamente com alunos e professores do ensino superior num ambiente descontraído, contribuindo para que a sua decisão em relação ao seu futuro seja mais ponderada e consciente.

Leonor Carvalho | 12.º T1


O Depois |

No geral, toda a atividade correu muito bem. Apesar de um pequeno problema informático impedir o envio das inscrições atempadamente para o colégio, com apenas uma semana de divulgação, toda a atividade correu na perfeição. A nível de espaços utilizados, não só o espaço onde decorreu a feira mas também as salas onde decorreram as sessões, estava tudo muito bem organizado e sentimos que houve sempre uma grande preocupação e um apoio por parte dos responsáveis, principalmente, pela Mónica, para com a equipa Yorn Inspiring Future. 

Resta-nos agradecer, mais uma vez, por toda a simpatia e profissionalismo com que nos receberam. Ficamos a aguardar, com bastante entusiasmo, o próximo ano letivo e a próxima atividade a desenvolver em conjunto! 

Continuação de um bom trabalho!

Obrigada e até breve,

Inês Silva | Coordenadora Projeto Centro Inspiring Future