> Seara > Projeto PI

Beatriz Lemos e Ana Gonçalves

Na Sala do Sol trabalhamos em projeto! No dia 10 de janeiro, um grupo de alunos do 4.º Ano terminou o seu estágio, na Sala do Sol. Este grupo esteve a trabalhar no Projeto PI. A ferramenta que lançou o Projeto PI foi o bilhete de identidade, onde foi lançada uma questão para os alunos resolverem: Como posso melhorar o meu conhecimento sobre a história de formação de Portugal?

(Como posso descobrir de que modo é que as interações entre os primeiros povos da Península Ibérica influenciaram a identidade histórica e cultural de Portugal?)
A par com a questão lançada, também lhes foram comunicados os objetivos principais deste projeto:
-Identificar factos históricos, com relevância para o meio local;
-Localizar no friso cronológico factos e as datas relevantes do passado nacional, destacando a formação de Portugal (Celtas; Iberos; Fenícios, Gregos; Cartagineses; Romanos; Bárbaros; Muçulmanos; Reconquista Cristã; Condado Portucalense).
-Conhecer personagens e aspetos da vida em sociedade relacionados com os factos relevantes da História de Portugal.
-Descobrir curiosidades relacionadas com a presença dos vários povos na Península Ibérica (ex.: romanos e muçulmanos).
-Trabalhar em equipa.

A realização do Projeto PI envolveu diferentes etapas, nas quais os alunos foram desafiados a discutir, planear, a criar produtos e a apresentar as suas ideias e resultados. Assim, de uma forma lúdica, promoveu-se a aquisição de competências essenciais para os dias de hoje: a Criatividade, o Pensamento Crítico, a Colaboração e a Comunicação.
Neste projeto, foram desenvolvidas algumas atividades onde se pode verificar e atestar a interdisciplinaridade de algumas disciplinas, nomeadamente de Estudo do Meio e Português:

  • Visualizar e debater vídeos sobre as várias matérias;
  • Pesquisar, nos Ipads, curiosidades sobre diversos temas;
  • Ler e interpretar poemas e canções sobre o tema do projeto;
  • Jogar jogos, nos Ipads, sobre as matérias (ex: Quizzes e Wordwall);
  • Trabalhar em grupo;
  • Organizar e apresentar uma Exposição Interativa para os colegas do 4.º ano.

A atividade mais apreciada por todos foi a apresentação do produto final do projeto, a Exposição Interativa, realizada nos dias 9 e 10 de janeiro, para os colegas do 4.º Ano.
Com esta atividade pretendeu mostrar-se os conhecimentos adquiridos ao longo de todo o projeto e partilhar algumas curiosidades aprendidas através de jogos.
A exposição iniciou-se com a declamação de um poema de Luísa Ducla Soares “Uma terra de muita gente”. De seguida, as turmas do 4.º ano foram convidadas a explorar os vários espaços da exposição:

Projeto PI
Exposição Interativa
EstaçõesDescrição
Estação I (Século IV a.C.) Primeiros Povos  Por equipas e através de respostas a pequenos desafios sobre os povos nómadas recolectores e sobre as comunidades agropastoris, os alunos ganhavam uma peça para construírem um puzzle (imagem alusiva a estes povos);
Estação II (Século IV a.C.) Povos do MediterrâneoNesta atividade, os visitantes da nossa exposição eram convidados a retirar palavras (ligadas às técnicas ou conhecimentos que estes povos trouxeram para a Península Ibérica – uso da moeda; alfabeto, conservar os alimentos em sal)   que se encontravam dentro de uma caixa mistério e a colocá-las no sítio correto (de acordo com o povo que a trouxe – Cartagineses, Gregos e Fenícios). As duas equipas posicionam-se em fila indiana, lado a lado. Ao sinal de partida, faziam uma corrida de sacos. Ganhava a equipa que conseguisse transportar as palavras mais rapidamente.  
Estação III (século III a.C. – século V)  Domínio dos RomanosNesta estação, o desafio era jogar um jogo de tabuleiro gigante, o Jogo: “À Descoberta dos Romanos”, onde cada participante era o próprio peão. Assim, depois de lançar o dado, cada equipa, e de acordo com as regras, enfrentava vários desafios, como por exemplo, perguntas mistério sobre o tema da estação e casas da sorte ou azar, onde podiam avançar ou recuar, como por exemplo:  
Soldado Romano – O jogador ficava uma vez sem jogar (o soldado romano precisa de descansar das lutas contra os Bárbaros).

Soldado Bárbaro – O jogador voltava para a casa número 1 e continuava a jogar (o soldado Bárbaro venceu esta batalha).

Jesus Cristo – O jogador avançava até à última casa do jogo (Jesus concede milagres e guia-nos no caminho certo).   Ganhava a esquipa que chegasse primeiro à última casa.   Nesta estação, os convidados ainda tinham outro desafio que consistia em retirar palavras escritas em latim, que se encontravam dentro de uma caixa mistério, e fazer a correspondência com a palavra escrita em português.  
Estação IV (século VIII – Século X)  Domínio dos MuçulmanosAqui as equipas eram convidadas a jogar o jogo da memória, recordando a herança muçulmana e formando pares com os vários vestígios da sua presença.   Nesta estação, também havia um espaço dedicado à pintura, onde cada pessoa era convidada a deixar a sua marca, através da pintura de um “azulejo”.  
Para terminar, os alunos cantaram uma música de Maria Vasconcelos, “Era uma vez uma Península”, alusiva ao tema do Projeto.

O empenho de quem realizou e orientou, assim como o entusiasmo de quem participou foi visível para todos. Para além dos convidados principais, que eram os alunos do 4.º Ano, contaram ainda com a visita de alguns educadores que tiveram curiosidade e quiseram vir descobrir as raízes de Portugal.

Beatriz Lemos e Ana Gonçalves | Sala do Sol