| Psicodrama |

> Seara > | Psicodrama |

seara_20_01Na passada sexta-feira, dia 21, nós, alunos do 12º ano, assistimos a uma palestra de psicodrama, lecionada pela professora Alexandra Reis. Muitas pessoas desconhecem esta vertente da psicologia, pelo que esta foi uma maneira de conhecer e explorar algo não tão abordado nas aulas de Psicologia B.

Começámos por ter uma breve explicação teórica sobre o que é o psicodrama e quais as técnicas utilizadas neste tratamento, segundo Jacob Levy Moreno.

Uma sessão de psicodrama é constituída por 3 fases: a fase de aquecimento, onde o grupo se prepara e decide um tema; a fase da dramatização propriamente dita, onde o protagonista e os egos-auxiliares (as pessoas que encaram as personagens) contracenam, abordando um tema relacionado com a pessoa em tratamento; e a última fase, a fase onde se partilham as experiências e os sentimentos que a sessão provocou (sendo esta considerada a fase mais importante).

Dentro desta sessão, há várias componentes, desde materiais (cenário) a pessoas com diferentes funções (egos-auxiliares, diretor, protagonista, público), sendo que todas contribuem para um tratamento eficaz do paciente.

Após a parte teórica, foi-nos proposto que puséssemos em prática os nossos conhecimentos e recriássemos uma sessão de psicodrama. Acabou por se mostrar bastante eficiente, na medida em que um dos alunos se relacionou extremamente com a pequena encenação que realizámos.

No geral, foi uma palestra muito interessante, uma vez que aprendemos mais acerca de psicologia, as várias técnicas que podemos usar e o efeito positivo que pode ter nas pessoas.