Sala de aula no Jardim Zoológico

> Seara > Sala de aula no Jardim Zoológico

seara-16-zooUm dia, em que a aula de Ciências Naturais aconteceu dentro do Jardim Zoológico de Lisboa. 

“Eu gostei da visita ao Jardim Zoológico de Lisboa porque vimos muitos animais e plantas também.

O Jardim Zoológico de lisboa tem 135 anos e vai fazer 136 no dia 28 de maio. Desde a sua abertura até aos dias de hoje, tem vindo a ser sujeito a modificações bastante intensas. É importante que os seres que lá habitam se sintam como se estivessem no seu habitat.

As três missões do Jardim Zoológico são: proteger, investigar e aprender.  O meu animal preferido é o hipopótamo. Ele é o terceiro animal terrestre mais pesado e podemos encontrá-lo em Cabo Verde e na Guiné. É um animal anfíbio porque se desloca nos meios terrestres e aquáticos. Tem capacidade para estar quinze minutos em apneia (debaixo de água).

Duarte Santos | 5.º E

“Eu gostei bastante da ida ao jardim Zoológico de Lisboa. Achei muito educativo e aprendi muitas coisas que desconhecia. Os monitores que nos acompanharam explicaram tudo muito bem. Aprendi algumas curiosidades sobre alguns dos animais que observámos. Exemplificando, o Orix de Cimitarra está extinto na Natureza, só existe em cativeiro. 

Uma das atividades que fizemos estava também relacionada com a disciplina de História e Geografia de Portugal. Falaram-nos dos animais que os portugueses observaram durante a época dos descobrimentos e alguns deles trouxeram-nos mesmo para Portugal. Importa referir que aprendi alguns costumes e algo sobre a cultura dos povos árabes. Fiquei a saber que caçavam e matavam rinocerontes porque acreditavam que o material de que são feitos os chifres (queratina, o mesmo material, de que são feitas, as nossas unhas e o nosso cabelo) curava doenças e sarava feridas. Estes animais neste momento estão em perigo de extinção. 
Em suma foi um dia muito divertido em que aprendemos, mas também confraternizámos com os nossos colegas.

Matilde Santos | 5.º E

“Para mim, a saída de campo ao Zoo foi muito interessante, pois ajudou-me a perceber várias coisas sobre os animais. Na parte da manhã, a nossa Educadora falou-nos sobre a época dos descobrimentos e a sua relação com alguns animais do Zoo como, por exemplo, o chimpanzé, que foi descoberto na chegada a São Tomé e Príncipe, em 1431.

A parte da tarde foi diferente, pois o nosso Educador mostrou-nos os hábitos e adaptações de alguns animais, como, por exemplo, o urso Formigueiro Gigante, que consegue comer entre 30000 a 40000 formigas por dia, pois tem uma língua e um focinho muito compridos, adaptados a essa função.

Eu gostei muito da saída de campo e espero que voltemos a fazer uma parecida.”

Mafalda Cordeiro | 5ºH

“A visita ao Zoo foi uma experiência enriquecedora. Os educadores tentaram alertar-nos para a preservação da biodiversidade dos animais.

A manhã foi interessante, pois estivemos a falar sobre a época dos Descobrimentos, dos animais e dos países, continentes e ilhas, onde foram descobertos como, por exemplo, o Órix, que foi descoberto em 1415, em Marrocos. A parte da tarde foi estimulante, pois desta vez referirmo-nos às adaptações dos animais. As crias do formigueiro (papa-formigas) adaptaram-se enganando os seus predadores, indo para as costas da sua mãe e camuflando-se nelas. Em suma, visitar o Zoo permitiu-nos conhecer melhor as características das diferentes espécies.”

Sara Pereira | 5ºH

“Na minha visita ao Jardim Zoológico aprendi muitas coisas sobre os animais, as suas características, mas também aprendi sobre algumas plantas.

A visita estava muito bem organizada e quem nos acompanhou sabia imenso sobre os assuntos. Na parte da manhã, por exemplo, falámos sobre os Descobrimentos e como o hipopótamo tinha sido descoberto, na chegada à Guiné-Bissau, em 1446. Mas a melhor parte, para mim, foi a tarde, pois falámos especificamente sobre os animais e as suas adaptações, como as diferenças entre tigres da sibéria e de Sumatra, relacionadas com os seus habitats naturais.”

Joana Correia | 5ºH