| Sala do Sol. Novas possibilidades |

> Seara > | Sala do Sol. Novas possibilidades |

A disciplina de Estudo do Meio, na Sala do Sol

“Educação não é um processo de falar e ouvir, mas um processo ativo e construtivo.”

John Dewey

2Desde a sua implementação, o Projeto Sala do Sol, tem contado com a colaboração dos alunos para trabalhar alguns conteúdos, na disciplina de Estudo do Meio.
Assim, são lançados vários temas que serão abordados pelos alunos, em sala de aula. A distribuição destes temas é feita de forma democrática.
Esta proposta de trabalho procura ir ao encontro dos interesses de cada aluno, tornando a aprendizagem num processo de descobertas, capaz de transformar crianças em pesquisadores e construtores do seu próprio conhecimento.
A aprendizagem curricular por projetos de produção e pesquisa tem-se revelado uma mais-valia para os alunos, pois estes projetos são uma forma de envolver ativamente os alunos nas suas aprendizagens.
Este método de trabalho também tem em conta os circuitos de comunicação, onde as crianças aprendem umas com as outras, numa aprendizagem cooperativa. Aprende quem comunica e partilha os seus trabalhos – pois pesquisou, experimentou, verificou e estudou – e aprende quem ouve, vê, experimenta e questiona.
Desta forma, esta metodologia põe em prática uma filosofia inclusiva e cooperativa que se pode traduzir, de uma forma muito simplificada: todos precisamos de aprender e todos podemos aprender uns com os outros.
Este estudo interativo conta com trabalho autónomo, mas também com acompanhamento individual, ou seja, sempre que um aluno sinta necessidade de esclarecer alguma dúvida ou pedir alguma orientação, a professora está cem por cento disponível para o fazer.
Durante o mês de novembro e dezembro, os alunos estiveram a explorar vários temas da História de Portugal, tais como:

– “Os Romanos”
– “A sociedade portuguesa nos séculos XII a XIV”
– “A descoberta da Madeira”
– “Descoberta do caminho marítimo para a Índia”
– “O Domínio Filipino”

Mais uma vez, os alunos participaram com muito empenho, entusiasmo e motivação e os trabalhos revelaram muita qualidade e excelência. Este método de trabalho permitiu que os alunos fossem para além das informações descritas nos manuais escolares, aprofundando assim as suas aprendizagens na disciplina de Estudo do Meio, contribuindo também para o aumento da sua cultura geral.

Beatriz Lemos | Professora