> Seara > Secundário

seara-3-secundarioOlá a todos. 

O meu nome é Ana Martins. Sou do 12º ano. Este é o meu nono ano aqui nos Salesianos e devo admitir que me levou bastante tempo a entender perfeitamente o valor destas premiações. Quer o Quadro de Excelência, quer o Quadro de Valor. 

Todos os alunos que estão a ser premiados hoje sabem que não foi fácil. Sabem, melhor que ninguém, que para terem chegado aqui foi preciso darem tudo o que tinham para dar, o seu melhor. Foi preciso paciência e dedicação, mas, sobretudo, força. Força para abdicar. Força para rebentarmos escalas, mas também para reconhecer os nossos limites, saber parar e respirar fundo. Mas, mais importante que tudo, força para sonhar, mesmo quando todos nos disseram que era impossível. Não é impossível. Se o fosse não estaríamos aqui hoje.

Houve dias incríveis. Notas muito altas. Dias em que a nossa dedicação foi reconhecida. No entanto, houve dias menos bons, alguns péssimos. Houve notas baixas e testes que correram muito mal apesar de termos estudado imenso ou não. Houve dias em que o esforço pareceu inútil, dias em que sentíamos que afinal não eramos assim tão bons como pensávamos.

Todos os dias foram diferentes. E é normal visto que todos os dias aprendemos alguma coisa nova. Sobre nós, sobre os outros. E, por isso, mudamos. E vamos estar sempre a mudar.

Das inúmeras coisas que tenho aprendido aqui, a que considero mais importante é esta: a vida é uma constante mudança. A transformação é o único caminho que torna a existência surpreendente. E mesmo que seja um caminho duro e cansativo, exaustivo até, a transformação é um processo necessário. Por isso, porque não levá-lo de forma leve e alegre?

Para mim, esta premiação não é uma recompensa. A verdadeira recompensa já nós recebemos. Tornámo-nos pessoas melhores. Pessoas que sabem o valor incomparável das amizades, da família. Que sabem cuidar dos outros, mas também de nós próprios.

Já que passamos aqui a maior parte dos nossos dias, porque não tentar? Porque não aproveitar o tempo que temos aqui com algo de valor? O que é que temos a perder? São as dificuldades e as incertezas que fazem isto valer a pena. Porque foram elas que, no final, nos enriqueceram.

Então, parabéns a todos.

E nunca se esqueçam que a felicidade é o caminho, não o destino. 

Ana Maria Martins | Secundário