Andar nos Salesianos de Lisboa, há quase sete anos faz com que as aulas de Educação Moral Religiosa Católica sejam para mim algo que faz parte da minha “rotina” enquanto cristão. No entanto, acho até que nem devia ser considerada uma “disciplina” mas sim um momento do dia em que o professor de EMRC nos passa alguns valores de vida que um dia mais tarde nos possam tornar melhor pessoas e melhor cidadãos, quase como uma “catequese” um bocadinho mais longa…, sendo que na catequese falamos maioritariamente sobre o cristianismo e a vida de Jesus, enquanto que nas aulas de EMRC é possível a integração de TODOS, não importando a cor, a raça, a religião.
Estando já no 11.°ano e com os exames à porta faz com que esteja sempre/quase sempre sobrecarregado de testes, avaliações, trabalhos de casa, etc. A aula de EMRC é uma grande ajuda para “espairecer” um bocado e poder relaxar e descontrair, sendo quase como um escape de todas as minhas obrigações enquanto estudante.
Por exemplo, a seguir a um teste sexta-feira de manhã nada é melhor que a seguir ir para a aula de EMRC e estar 10’/15’ minutos a falar, em ambiente tranquilo e de familiaridade, sobre como o jogo desta ou da outra equipa no dia anterior tinha sido uma “roubalheira”, brincar e dialogar entre colegas e com o professor um bocado e depois falarmos sobre assuntos do mundo atual em que damos a nossa opinião sobre determinados assuntos – estes são momentos que deixam “marcas” (positivas) e nunca serão esquecidos.
Para mim as aulas de EMRC tornam-me melhor filho, melhor irmão, melhor amigo, melhor colega e melhor cristão do que era antes de frequentar os Salesianos de Lisboa.
Obrigado!
João Coito | 11.º T1
EMRC para mim é aquela hora e meia da semana em que “descomprimimos” do stress da semana e falamos sobre temas atuais e bastante interessantes, tendo sempre como base princípios fundamentais tais como a partilha e a amizade.
Ao longos dos anos, as aulas de EMRC foram um lugar onde consegui exprimir as minhas ideias em relação ao mundo que nos rodeia, ajudando-me a formar uma opinião própria, coisa que outras disciplinas não nos permitem. Discuti sobre temas como a homossexualidade, igualdade de género, aborto e eutanásia, temas estes que, à partida, seriam tabu, mas, através dos professores que tive, pude debater.
Em adição, temos também a parte humanitária desta disciplina em que podemos participar em projetos de solidariedade e encontros de jovens salesianos como o Panamá in Lisbon, Banco Alimentar e os MJS, etc.
Debatemos muitas vezes, também, sobre o Vaticano e sobre o que se passa por lá. Das conferências aos projetos e das cartas apostólicas a epístolas em que frequentemente nós, os jovens, somos o principal tema.
Muitas vezes, estamos apagados daquilo que nos rodeia e as aulas de EMRC servem para nos abrir os olhos para àquilo que está à nossa volta. Servem para olharmos para os outros e para pensarmos num Bem Comum.
Constança Santos | 12.º T1