No dia 23 de outubro, os alunos do 8.ºB dos Salesianos de Lisboa foram desafiados a ser jornalistas durante uma manhã, tendo visitado o Media Lab do Diário de Notícias.
Depois de escreverem uma notícia, pondo em prática os conhecimentos adquiridos nas aulas de Português, alguns alunos puderam simular um momento de noticiário radiofónico e outros experimentaram a adaptação televisiva dos seus textos.
As visitas à redação do Diário de Notícias e ao estúdio da TSF foram outros dos momentos altos desta manhã passada fora da escola.
No final, houve ainda a oportunidade de um aluno entrevistar a professora de Português. Como se de um verdadeiro profissional se tratasse, todas as perguntas foram feitas com rigor e à-vontade, ficando claro que “sair da teoria e passar à prática é sempre importante, independentemente da matéria lecionada”.
Madalena Bernardes e Miguel Silva | 8.ºB
Acompanhados por duas professoras, os alunos do oitavo partiram de Campo de Ourique num autocarro escolar, e foram conduzidos até às instalações do Media Lab. Chegados às instalações deste jornal, foram recebidos e acompanhados por dois guias /repórteres. Percorreram as várias redações do Diário de Notícias, visitaram os estúdios da TSF e participaram em algumas atividades, tais como a redação e a gravação tanto de notícias como de um “programa” de rádio.
Esta iniciativa permitiu aos discentes observar como trabalham os jornalistas, as diferentes funções que desempenham e como se organizam por seções de modo a conceber o produto final: o jornal.
Esta atividade foi uma iniciativa das professoras de Português que pretendiam aprofundar e consolidar o conhecimento dos seus alunos; mostrar-lhes como são redigidas as notícias hoje em dia e como tem sido a evolução do jornalismo ao longo dos tempos. Por fim, dar-lhes o contacto com o mundo do trabalho, da realidade.
Martim Faustino | 8º. F
A visita ao Media Lab do Diário de Notícias foi uma experiência muito engraçada.
Quando chegámos, fomos recebidos com um filme sobre a história deste jornal e uma explicação do conceito de notícia. Aqui, todos pudemos participar e colocar algumas questões!
Tivemos a oportunidade de visitar a redação, de assistir a uma emissão em direto da rádio TSF e de perceber a logística das emissões. De seguida, fizemos o “papel” de jornalistas e gravámos uma notícia que escrevemos a partir da plataforma de informação da TSF.
No final, todos recebemos um exemplar do jornal.
Maria D’Orey | 8ºH
A turma adorou ir ao Media Lab!
Foi uma atividade lúdica que nos permitiu perceber como é ser jornalista ou locutor de rádio, e como é mais difícil do que parece!
Achamos que esta atividade despertou a nossa criatividade ao fazermos a nossa própria adaptação de uma notícia. Ficámos a saber como decorre um dia numa redação.
Esta é certamente uma atividade a repetir!
Clara Morgado e João Rito | 8.º E