Simulação de Julgamento

> Seara > Simulação de Julgamento

Clara Morgado, Matilde Cardoso e Miguel Miranda

Fomos desafiados pela Professora de Direito Celeste Vinhas a simular um julgamento, iniciativa inserida no Projeto “Justiça para Tod@s”. Mesmo sabendo que ia ser um processo trabalhoso, decidimos aceitar este desafio por acreditarmos que nos ia proporcionar uma experiência prática e imersiva do sistema judicial, podendo, assim, aplicar os conhecimentos abordados em aula.

Sob a orientação da Professora e da Meritíssima Juíza Margarida Natário, começámos a trabalhar neste desafio. Criámos uma história na qual acusámos um arguido pelo homicídio da ex-mulher, redigimos várias peças processuais, entre as quais, uma acusação, uma contestação, diversas provas, etc.

O ambiente solene do Tribunal, juntamente com a seriedade e a formalidade que este transmite, adicionou à experiência, para além de um grande nervosismo sentido pelos protagonistas, uma camada de realismo, aproximando ao máximo este julgamento de um verídico. Os alunos assumiram papéis de juízes, procurador do ministério público, advogados, funcionário judicial, arguido, e testemunhas, tendo de demonstrar as suas apetências de argumentação e de pensamento crítico.

Consideramos que esta experiência, que ocorreu no dia 03/05/2024, nos ajudou a compreender um pouco melhor o sistema jurídico português e a clarificar as nossas ideias sobre o que é a prática do Direito.

Clara Morgado 12º H1 | Matilde Cardoso 12º E1 | Miguel Miranda 12º E1