Sobre o que vivemos e sentimos

> Seara > Sobre o que vivemos e sentimos

Alunos do nono ano

Oito textos de todas as turmas de 9.ºano que testemunharam o fim de uma etapa no Bom Dia de Ação de Graças.

9.ºA

As portas do 3.°ciclo estão a fechar e ficam para trás memórias…
Foram três anos de aprendizagem, crescimento e amizade, que deixarão marcas nas nossas vidas. 
Levamos connosco, não apenas os ensinamentos que a escola nos propõe, mas também lições de solidariedade, resiliência e muitos valores. 
Lembramo-nos, como se fosse ontem, da nossa entrada na sala do 7.°ano. Estávamos ofegantes por subir todas aquelas escadas e ansiosos por conhecer a professora que nos autointitulou de “chonés” no primeiro dia de aulas. Já nos sabia de cor!
O receio por não sabermos o que nos iria acontecer estava presente nas nossas caras. Era o nosso primeiro ano com tardes livres, já éramos uns “crescidos”, mas, de repente, acabou!
8.º ano.
Mais um ano todos juntos, mais um ano em que pudemos aproveitar tempo para estudar e brincar, mais um ano de mil mudanças de plantas de sala e mais um ano em que foi preciso muita paciência da nossa querida DT, professora Susana Neves. 
9.º ano, o nosso último ano!
No início deste ano, as expectativas eram muitas, mas os receios também.
Último ano, ano de exames, ano de tomada de decisões importantes e sérias. 
A palavra decisão, por vezes, mete medo, mas, felizmente, os nossos professores foram–nos dando dicas e preparando para termos um bom futuro e, agora, com calma, fazermos boas escolhas. 
Este ano, foi também o ano da tão esperada viagem a Paris! Ficaram muitas memórias inesquecíveis. Uma viagem que nos vai marcar para sempre e que nos fez aproximar de muitas pessoas. Não queríamos que essa viagem acabasse…
Quando voltámos, confrontámo-nos, novamente, com a realidade e lembrámo-nos de que este ano é marcado por um sentimento especial, a saudade! 
Dia 4 de junho. Um dia de tristeza.
Um dia que não é propriamente o mais desejado, como em anos anteriores, mas que passou a ser um dia de verdadeiro receio.
A partir do dia 4 de junho…
Já não vamos ter a mesma rotina de há 3 anos. A partir desse dia, vamos deixar de ver as pessoas que nos acompanharam diariamente, vamos mudar de professores, alguns até poderão mudar de escola … vamos passar para o Secundário e começar um novo capítulo da nossa vida, com medo, mas também com muito orgulho de todo o nosso percurso até aqui. 
Não esqueceremos estes três anos de grande importância e nunca esqueceremos os professores que nos acompanharam ao longo desta viagem como a professora Helena Santos de Geografia que se reformou, o professor Rui Branco de Inglês que já não está nos Salesianos, a professora Anabela Jerónimo de Ciências que não foi nossa professora durante o ciclo inteiro, mas que foi, de certo, a professora que nos preencheu os cadernos sem deixar uma única folha, a professora Ana Sofia Lopes, o professor estagiário Pedro, que ficou um grande amigo para todos nós, a professora Elsa, o professor Diogo de EV, o xerife.
Um obrigado especial a todo o conselho de turma que nos acompanhou durante este ciclo! 
Um obrigado também aos auxiliares e vigilantes da escola que foram sempre muito pacientes.
Um abraço carinhoso e saudoso ao Brito que, infelizmente, já não está connosco.
Muito obrigado também aos coordenadores, professores Alexandra Agostinho, Cristina Fernandes, Susana Araújo e Max, sempre com as suas piadas sem piada alguma, mas que nos dá sempre o gabinete para estudarmos quando precisamos. 
Obrigada por todo o apoio e ajuda! 
Queremos acabar este texto com um especial obrigada à nossa diretora de turma, professora Susana Neves, a quem devemos muito.
Uma professora excelente que foi uma verdadeira mãe durante estes três anos para nós turma A! 
Uma mãe que se preocupou connosco todos os dias e que nos acompanhou e guiou!
Também um agradecimento por ser a nossa professora de Português, a grande representante d’Os Lusíadas e a melhor atriz a representar o Diabo do Auto da Barca.
Obrigada, Professora, por todo o esforço e dedicação!
Estaremos eternamente gratos por tudo o que fez por nós!
Vamos ter muitas saudades! 

9.ºB

Quando iniciámos esta viagem, estávamos todos em fila indiana e por ordem numérica, ninguém sabia quem eramos e era tudo novo.
Começámos a falar e percebemos que eram estas as pessoas com quem íamos passar os próximos três anos e ultrapassar os desafios que o 3.º ciclo iria trazer.
O sétimo ano foi um ano de adaptação e uma nova etapa. Foi um ano de autodescoberta… novas matérias, novos professores e, claro, uma nova turma. Foi um ano difícil, uma vez que estávamos condicionados por causa do Covid, mas, mesmo assim, tentámos vivê-lo ao máximo!
Já o oitavo ano foi o ano pós-covid. Foi nesse ano que nos conhecemos verdadeiramente. Começámos a criar fortes laços de amizade, vivemos momentos muito divertidos como a Festa de Natal, o espetáculo de teatro, com a representação da adaptação da conhecida série “Modern Family”, e o tão esperado concerto, no qual tocámos a música “The Nights”. Também não iremos esquecer a viagem de final de ano ao “Slide & Splash”, que foi uma experiência que repetiríamos com toda a certeza.
Chegámos ao nono ano. Nem nos apercebemos que o tempo tinha passado tão rápido. Este sim, foi um ano em que realmente nos unimos. Foi o ano em que passámos um pouco por tudo.
Foi nesta jornada que o professor Diogo se tornou nosso Diretor de Turma. Tivemos um ano de muita união enquanto turma e a ida a Paris foi inesquecível! Foi uma experiência única, pois viajámos sem os nossos pais e com os nossos melhores amigos. Criámos memórias que nunca iremos esquecer, como, por exemplo, quando o professor Max nos acordava com uma buzina no autocarro, quando andámos com professores nas montanhas-russas da Disney, quando tentámos sair dos quartos à noite (que nunca resultaram), quando subimos à Torre Eiffel, fomos a Versalhes, enfim… foi tudo único, foi um sonho tornado realidade! Obrigada!
Foi, neste ano, também que tivemos de “acordar” para percebermos que o próximo ano irá definir o que seremos no futuro ao escolher a área no Secundário. É um ano cheio de obstáculos e metas para cumprir, o que nos torna mais responsáveis.
Apesar de o ano ainda não ter acabado, temos de agradecer por tudo o que vivemos e sentimos enquanto turma. Foram três anos que não vamos esquecer. Três anos que definiram as nossas amizades. Três anos que passaram a correr.
Obrigada a todos os professores e colegas!
Um ciclo acabou, mas outro está prestes a começar…

9.ºC

E assim passou o tempo, três anos de aprendizagens, de novas experiências, mas também de obstáculos ultrapassados… embora nem sempre tenha sido fácil, foi possível!
Em setembro de 2021, entrámos nervosos numa nova sala, com novos amigos e professores, sem sabermos o que estava para vir!
O sétimo ano foi difícil por termos de nos adaptar à nova realidade, ainda de máscaras e com muitas escadas por subir, novas disciplinas e caras novas. Fomos às piscinas de Santarém onde nos divertimos e nos conhecemos ainda melhor enquanto turma.
No oitavo ano, já com novas amizades, embora a dificuldade tenha aumentado, divertimo-nos muito enquanto turma, a fazer o Bom Dia, ao ir ao Slide & Splash e ao fazer voluntariado no banco alimentar. Foi neste ano que nos organizámos melhor para cumprirmos os nossos objetivos.
No nono ano, sentimos a pressão de decidir o nosso futuro.  Que área cada um iria escolher para seguir a sua caminhada no Secundário? O ano da tão esperada viagem a Paris! Foi em fevereiro que esta aconteceu! Desde a Torre Eiffel, ao dia na Disney e às viagens de autocarro, esta viagem ficará para sempre na memória de todos nós, recheada de sorrisos e fotografias para um dia mais tarde recordar.
No fim, vem o receio do Secundário e o medo de perder amizades …
Foram três anos de muito crescimento, de brincadeiras e risos, mas também de algumas angústias. Aprendemos novos valores que levamos para o resto da nossa vida pessoal e profissional!
Acabamos este ano com menos degraus para subir, mas mais amizades e experiências!
Nada disto seria possível sem os nossos pais, que nos ajudam em todos os momentos da nossa vida e nos incentivam a continuar, e os nossos amigos que nos alegram os dias!
À nossa diretora de turma, professora Ana Sofia Lopes, que nos acompanhou desde o primeiro dia até ao último com muita dedicação, um especial obrigado!
Queremos, por último, agradecer a todos os professores que nos acompanharam ao longo destes três anos e nos ajudaram a ultrapassar todas as dificuldades destes.
O 3.° Ciclo é, sem dúvida, desafiante, mas ao chegarmos ao fim e olharmos para trás, vemos o quanto este nos ajudou a crescer.
Muito obrigado!

9.ºD

Três anos. Três anos que passaram a correr. Anos esses em que fizemos novas amizades, conhecemos novos professores e tomámos decisões difíceis. Tudo nos ajudou a crescer enquanto pessoas.
É, agora, com grande pena que deixamos todas as memórias que criámos juntos enquanto turma e companheiros para trás, mas este não é para ser um momento de tristeza, mas sim para nos recordarmos de todos os momentos felizes que vivemos uns com os outros.
Começámos a nossa jornada no sétimo ano, onde precisámos de muita força de vontade para subir até ao último andar do edifício. O ano em que entrámos numa nova etapa da nossa vida depois de uma pandemia que paralisou o mundo e em que, finalmente, tirámos as máscaras e começámos a falar cara a cara uns com os outros. Conhecemos as novas disciplinas e professores, incluindo a nossa Diretora de Turma, professora Ana Luísa Cardoso. A escolha dos delegados de turma foi completamente feita ao acaso, pois nós ainda não nos conhecíamos bem. No fim do ano, fomos fazer uma visita às Piscinas de Santarém, onde passámos um dia incrível e, mesmo com os avisos da professora Teresa Paiva, chegámos ao autocarro com alguns escaldões.

Vamos ter saudades do oitavo ano. Do nosso primeiro Bom Dia do terceiro ciclo em que andámos de trotinete na igreja, das aulas de Físico-Química que começavam quase sempre com a mesma música, do primeiro concerto em que fomos todos vestidos à anos oitenta, do nosso primeiro teatro e da festa de Natal em que tivemos de furar as nossas camisolas para interpretar o nosso papel e em que o tempo de espera para entrar em palco foi tão longo que a turma se juntou numa roda para jogar à pequena sereia. Mas as nossas memórias não acabam na escola. Nas férias de verão, a turma também esteve junta nas Jornadas Mundiais da Juventude. Nessa semana, as raparigas passavam as noites em casa umas das outras enquanto os rapazes acampavam na escola e faziam lutas de almofadas todas as noites. Nos transportes, conseguiam entrar os mais ágeis e, mesmo assim, ficavam enfiados no meio de multidões exaustas e queimadas das longas caminhadas que se faziam durante o dia. Para nos arrefecermos, esguichávamos água uns aos outros e a estrangeiros. Na visita à Praça do Comércio, alguns participaram numa reportagem na televisão, enquanto muitas raparigas se perderam pela zona à procura do seu grupo e da bandeira azul e branca que nos guiava. Todas as noites, no regresso à escola, o ambiente estava sempre muito animado, com danças e músicas vindas de todas as partes de mundo e, como recompensa das bolhas que criámos nos pés, davam-nos uma bolinha de Berlim.
Por fim, o nono ano e o último neste percurso. O ano em que tentámos criar o máximo de memórias possíveis. O ano em que conhecemos novos professores e em que passámos a subir apenas trinta e três degraus ao invés dos três andares que costumávamos subir ainda há bem pouco tempo. Vamo-nos certamente lembrar de todas as vezes em que éramos varridos pelo professor Max e pelo Sr. Jorge por estarmos a acampar no corredor,  de todos os trabalhos de EV que entregámos em atraso, da porta da sala que estava sempre estragada e do quadro que não congelava a imagem, dos treinos que fizemos para dois teatros que não conseguimos apresentar, das aulas de Português em que interpretámos o Auto da Barca do Inferno e das leituras expressivas do Guilherme, da ida à CEPAC e do nosso último Bom Dia.
No entanto, o ponto alto deste ano, para todos nós, foi a ida a Paris. Fomos ao topo da Torre Eiffel, visitámos vários museus, explorámos o famoso Palácio de Versalhes, passámos um dia magnífico na Disney, onde cada um, mesmo com chuva, tentou andar no máximo de diversões possíveis.
Estamos, agora, a um passo de acabar esta etapa da nossa vida.
Queremos agradecer aos professores e aos auxiliares de ciclo, D. Inês, D. Carla e Sr. Jorge, mas, principalmente, um grande obrigado aos nossos amigos e colegas de turma, pois, sem eles, esta jornada teria sido muito diferente.
Um agradecimento especial à professora Teresa Paiva, pela paciência de Jó com que nos tratou e pela forma diferente com que nos deu aulas. Sentimos muitas saudades e desejamos que regresse depressa à escola.
E, por fim, um obrigada especial e gigante à nossa querida diretora de turma, professora Ana Luísa Cardoso, que sempre nos apoiou e encaminhou.
Chegou o momento de calçar os sapatos de “gente grande” e de assumir o nosso novo papel como membros desta escola e sociedade. O processo que, aos poucos, nos torna bons cristãos e honestos cidadãos.
Obrigada!

9.ºE

Rodrigo: Ah! Já passaram três anos…
Clara: Realmente, como o tempo passa depressa…
Rodrigo: Bem, ao menos os testes estão a acabar e os T.P.C.´s também.
Clara: Rodrigo? Lembra-te que vamos para o 10.º ano, portanto vamos ter mais testes e mais trabalhos.
Rodrigo: Não importa! Eu ainda estou em negação.
Clara: Eu percebo-te, mas temos de nos deixar ir. Temos de ser positivos e lembrar os bons momentos.
Rodrigo: Bons momentos…. Obviamente, temos de falar do primeiro dia de aulas e de toda a emoção de conhecer novos colegas e a nossa nova DT, a professora Rita Cardoso.
Clara: Muitas lições aprendemos com a professora e muitas aventuras vivemos com ela. Esperemos que as guarde para a vida toda, pois é mais do que uma professora para nós.
Rodrigo: Tens toda a razão, o primeiro ano foi muito marcante. Isto leva-nos a pensar em toda as peripécias que vivemos com a nossa turma. Ainda te lembras do Desfile de História do 7.ºano?
Clara: Ah! Aquele em que o Manuel deixou cair o machado de Viriato?
Rodrigo: Esse mesmo! Mas estava aqui a pensar e acho que um dos melhores momentos foi a sensação de entrar na escola sem máscara.
Clara: É verdade, foi algo que tornou o ano três vezes melhor! E, por isso, conseguimos fazer atividades maravilhosas e divertidas, como ir ao “Slide & Splash”. Foi ótimo ver toda a gente a divertir-se, incluindo os professores.
Rodrigo: Como a professora Ana Sofia Pires e a professora Carla! Divertiram-se à grande nos escorregas daquelas piscinas refrescantes. E lembras-te de quando, no ano passado, o “Isto É Matemática” foi à escola apresentar experiências fabulosas?
Clara: Pois foi, a professora Ana Luísa estava muito entusiasmada. E as aulas de EV com o professor Diogo? Deve ser muito bom poder acordar sempre com aquele sorriso na cara.
Rodrigo: E é bom recordar todos os passeios com a professora Isabel Marques e as aulas cheias da boa música dos “Quatro e Meia”…
Clara: Todas as peças de teatro…
Rodrigo: Todos os concertos de música…
Clara: Mas nada melhor do que o aniversário do professor Jorge Neto, com um delicioso bolo de chocolate do Aldi!
Rodrigo: Não nos podemos esquecer das aulas do Auto da Barca do Inferno, divertidas, alegres e, definitivamente, barulhentas, especialmente da parte da professora Susana.
Clara: Com as nossas atuações profissionais, nomeadamente a do Duarte, a representar a Alcoviteira, todo vestido a rigor.
Rodrigo: E estamos gratos pela Grande Viagem a Paris, pela qual esperámos três anos, ansiosamente. Nesta, demos o nosso melhor por falar francês. Lembro-me de como fomos acompanhados pelo professor Rui Dias, que tomou muito bem conta de nós e que se divertiu connosco nas montanhas-russas, especialmente na “Space Mountain”. Até que nos deu uma enorme vontade de calcular a rapidez média do carrinho veloz.
Queremos, também, agradecer aos auxiliares da escola, por nos aturarem todos os dias e nos darem apoio, principalmente, a Inês do sétimo ano, o Sr. Jorge do nono ano e a Dona Carla do oitavo. O nosso muito obrigado aos três!
Clara: Muito obrigado à professora Cristina Fernandes pela sua dedicação, à professora Susana Araújo pelas aulas de Francês muito divertidas e também à professora Alexandra Agostinho, porque a coordenação faz sempre um ótimo trabalho. E, acima de tudo, devemos e queremos agradecer àqueles que tornaram a viagem a França possível. Especialmente, ao professor Max, que trabalhou e trabalha arduamente para tornar os nossos sonhos realidade.
Rodrigo: Obrigado, professor, por estar sempre lá para nós. Obrigado a todos e particularmente à professora Rita, por nos ter guiado nestes três anos maravilhosos, inesquecíveis e cruciais nas nossas vidas.

9.ºF

Ao olhar para trás e refletir sobre os últimos três anos, sentimos um misto de emoções. Entrámos nesta jornada como desconhecidos, cada um com as suas histórias, sonhos e incertezas, mas, rapidamente, nos tornámos numa verdadeira família.
Estes anos nem sempre foram fáceis e todos nós sabemos disso, mas foi por estarmos sempre unidos que conseguimos superar todos os obstáculos e dificuldades que nos apareceram à frente, alcançando os nossos objetivos.
A verdade é que é difícil descrever como foi viver a nossa experiência todos juntos, porque passámos por tantos momentos inesquecíveis que, ao longo destes anos, crescemos e evoluímos juntos enquanto colegas e pessoas.
Fizemos amizades e fortalecemos outras, aprendemos uns com os outros, rimo-nos uns com os outros, apoiámo-nos e criámos uma família. Entrámos para o 7.º ano sem saber o que nos esperava, cheios de novas disciplinas, novos professores, novos desafios e novos objetivos a alcançar, o que não foi uma adaptação fácil, mas lá conseguimos, principalmente com o apoio da nossa melhor amiga, a nossa querida diretora de turma que nos saiu na sorte grande. Entrámos confusos, éramos difíceis de aturar e de controlar, desobedientes e difíceis de lidar, mas, mesmo assim, a professora Carla nunca, mas nunca desistiu, mesmo quando o poderia ter feito. Deu-nos diversas oportunidades para melhorarmos e crescermos bem, lutou muito por nós e esteve sempre lá para nos ajudar a escolher o caminho certo. E lá conseguimos, com diversos avisos e medidas pelo meio. Fomos melhorando a nossa postura e aprendendo com a ajuda dos melhores ao nosso lado.
Tivemos um 8.º ano mais tranquilo, ainda que desafiador, mas já mais maduros. Cada um ultrapassou os desafios à sua maneira e trouxe algo especial para este grupo que ficou ainda mais unido.
O 9.º ano foi um ano especialmente bom! Já mais adultos e ansiosos o ano todo pela grande viagem a Barcelona que não nos dececionou. Pelo contrário, superou as expectativas! Foram cinco dias inesquecíveis que vão deixar eterna saudade com tantas histórias para contar! Uma cidade encantadora com muita história que nos conquistou, e com muita música e dança.
Destes três anos, levamos memórias que serão eternamente lembradas como: piscinas de Santarém e Slide & Splash, dois dias de muita diversão e escaldões; visitas de estudo como a ida ao diário de notícias, duas idas ao teatro no âmbito da disciplina de Português, voluntariado como a ida ao hospital e ao banco alimentar que nos fez sentir especiais por ajudarmos quem mais precisa e por alegrar o dia de crianças.
Um obrigada a esta escola por tornar estas experiências realidade e nos proporcionar memórias como estas que levaremos para sempre no nosso coração.
Por fim, não podíamos deixar de agradecer a todos os professores que fazem parte do nosso conselho de turma e aos que já fizeram parte dele como os professores Ana Sofia Pires, Tatiana Salvador, Andrea Gil, Diogo Santos, Rui Branco, Hannah Leadbeater e Susana Araújo. Um agradecimento especial ao professor Jorge Neto, por nos ter acompanhado na viagem a Barcelona e por ter feito com que fosse ainda mais especial! Obrigada também à coordenadora de ciclo, professora Cristina Fernandes, que se esforça muito para proporcionar o melhor a todos os que passam pelo ciclo e à nossa querida diretora de turma, professora Carla Rodrigues! Um obrigada não chega por tudo o que fez por nós, será para sempre o nosso apoio e alicerce!
Por tudo isto, obrigada e até sempre turma F.

9G

O 3.º ciclo foi uma fase muito importante das nossas vidas. Três anos de crescimento pessoal, de amizades e de superação de obstáculos.
O 7.º ano foi um ano especial. Entrámos para uma turma nova com muitas pessoas que ainda não conhecíamos, ainda em pleno Covid, o que não tornou o ano nada fácil.  Ao longo do tempo, fomo-nos conhecendo melhor, fizemos amigos e tivemos a primeira saída de turma às piscinas de Santarém onde nos divertimos muito.
No 8.º ano, já estávamos mais velhos. Foi um ano que nos ensinou a ir mais além, pois foi um ano com mais desafios académicos, um ano em que aprendemos a ajudar – -nos uns aos outros e a trabalhar em equipa. Superamos vários desafios enquanto turma e crescemos enquanto pessoas.
O 9.º ano foi o melhor e, sem dúvida, o que passou mais rápido! Ainda há pouco estávamos a vir do verão, a entrar no 1.º período e, de repente, já só falta uma semana para acabarmos as aulas e sentimos que devíamos ter aproveitado mais. É um ano ainda mais exigente porque sabemos que existem provas finais e a passagem para o Secundário. No entanto, tivemos sempre o apoio das professoras Alexandra Agostinho e Tatiana Salvador que, durante estes três anos, nunca nos abandonaram.
Também tivemos a tão esperada viagem a Barcelona! Foi uma semana inesquecível com os nossos amigos e professores. Passeámos muito, visitámos imensos sítios e vivemos experiências únicas. Foi uma grande viagem cheia de aventuras e com memórias únicas que vão ficar para sempre! Mas o que a tornou tão especial foi o facto de termos tido a possibilidade de a fazermos todos juntos!
E chegou o momento da despedida, com muita tristeza, do 3.º ciclo!
A nossa turma nem sempre foi a mais fácil e deu algumas dores de cabeça, mas foi fazendo o seu caminho e melhorou bastante. Assim sendo, é o momento de agradecer a todos os professores que nos acompanharam, em especial à nossa querida Diretora de Turma, professora Tatiana, que nunca desistiu de nós e que sempre nos ajudou a crescer, a vencer os desafios e a sermos melhores pessoas!
Muito Obrigada!

9.ºH

Caros colegas e professores, 
Estamos a duas semanas de acabar o nono ano. Levamos connosco um ciclo maravilhoso repleto de amizades que vão ficar para a vida, desafios superados e objetivos alcançados.
Entrámos no sétimo ano, sem saber o que esperar, com novas disciplinas, novos professores, uma nova turma por descobrir e ainda por cima com aulas online. Tivemos também a oportunidade de conhecer a nossa tão adorada Diretora de Turma que nos acompanhou nestes três anos fantásticos. No desenrolar deste ano, fomos criando laços fortes, tanto com os professores, como também com esta excelente turma.
Para acabar o ano em grande, tivemos o tão esperado passeio final de ano às piscinas de Santarém, onde tivemos a oportunidade de ver o professor Max a descer um escorrega.
No oitavo ano, estávamos mais entusiasmados, já todos mais amigos e com uma grande viagem ao Algarve como recompensa de todo o trabalho e esforço ao longo deste segundo ano do terceiro ciclo.
O nono ano é o ano por que todos esperávamos desde o início. Com duas viagens (visto que somos a turma mista) que tanto ansiávamos, a Paris e a Barcelona e com as provas finais de ciclo que ainda nos metem algum medo.
Estamos todos cansados e desejosos que cheguem as férias de verão, mas temos a certeza de que cada um de nós vai ter saudades desta caminhada que nos marcou bastante.
Queríamos agradecer especialmente à nossa Diretora de Turma, a professora Ana Sofia Pires, que, com muita paciência e dedicação, nos aturou e nos ajudou a crescer não só academicamente como a nível pessoal. Obrigada também ao professor Max, à professora Alexandra Agostinho, à professora Susana Araújo e à professora Cristina Fernandes, os coordenadores do terceiro ciclo, e a todos os outros professores e colegas que nos acompanharam ao longo desta jornada.