| Tapada Nacional de Mafra |

> Seara > | Tapada Nacional de Mafra |

| Tapada de Mafra | A visita de estudo à Tapada de Mafra foi uma experiência diferente e, por isso, muito interessante.

Para além de aprendermos mais sobre a Natureza e aquilo que nos rodeia de uma forma mais presencial, pudemos fazê-lo em grupo e de forma divertida. Sair da sala de aula e explorar o terreno torna a matéria mais agradável, mais enriquecedora e motivante. 

O momento mais interessante desta viagem foi o da observação dos animais durante o passeio de comboio. Quisemos saber mais sobre eles, ficámos mais curiosos!

 Além deste momento, gostei particularmente da atividade em que percebemos melhor o conceito de “apicultura” e da palestra sobre as aves de rapina. Aprendemos muito e ficámos a saber questões incríveis tais como a impermeabilidade da águia Ormuz.

Em síntese, julgo que a visita à Tapada Nacional de Mafra foi bastante produtiva e divertida. São estas atividades que nos fazem aprender! Ficamos mais atentos porque estamos curiosos e porque nos encontramos num ambiente diferente do da sala! Assim, vale a pena ir para as aulas de Ciências Naturais!

Maria Monteiro
| 8.º A


Na visita de estudo à Tapada Nacional de Mafra, aprendemos muito sobre a natureza, de um modo diferente e divertido.

Quando chegámos, a primeira atividade que nos foi proposta foi o “Atelier de Apicultura”. Nessa atividade, aprendemos muito sobre a vida das abelhas, desde quantos olhos têm a quantos ovos uma abelha rainha põe por dia. Todas as informações transmitidas foram importantes para nos ajudarem a responder ao guião que nos foi entregue no início da nossa visita. O guião, além de ter questões muito interessantes, também nos mantinha focados na apresentação, não nos deixando distrair em relação ao que estava a ser explicado.

Mas nem tudo nesta apresentação foram boas notícias. Descobrimos que as abelhas estão em perigo de extinção, devido à introdução de espécies exóticas, uso de pesticidas na agricultura, entre outras ameaças. Como foi dito na apresentação, as abelhas são responsáveis pela polinização de 80% da polinização das culturas mundiais, o que quer dizer que, sem abelhas, a maioria das plantas vai começar a desaparecer e como são as plantas a base das cadeias alimentares, com o seu desaparecimento, vão desaparecer também os animais, incluindo o ser humano, por falta de alimentos.

Nesta apresentação, aprendemos muito sobre as abelhas e que não devemos ter medo delas, pelo contrário, devemos protege-las e salva-las da extinção.

De seguida, partimos numa viagem de comboio. Durante o percurso, ouvimos atentamente as informações dadas pela guia. Durante o circuito tivemos a oportunidade de observar algumas espécies animais, tais como: gamos e veados. Conseguimos também ver várias espécies vegetais, mas estas perderam protagonismo, pois estávamos fascinados com a fauna.

Em geral, a turma gostou desta visita de estudo, pois observamos diversos habitats, onde vivem várias espécies de animais e plantas.

Duarte Tostão, Francisco Guedes e Leonor Beatriz | 8.º B