José Maria Duarte
Cerimónia de Entrega de Prémios. Quadro de Excelência e Valor
Caros professores, alunos, auxiliares, pais e Salesianos. Caros amigos.
Hoje venho falar por todos aqueles que, com pena, já não conseguem aceder ao seu DNA online para ver notas e marcar almoços na cantina. Falo da parte daqueles que, numa velocidade atroz e sem perceberem como nem quando, deixaram de ser recebidos calorosamente de manhã por um “Bom Dia” e pelo olhar fixo de São Domingos Sávio. É muito bom aqui voltar, ao fim de alguns meses, e rever sorrisos e ouvir palavras que nos enchem o coração. E penso que falo por todos os alunos que, com muita alegria, foram convidados para hoje receberem os prémios de valor e excelência do último ano letivo. A verdade é que, esta alegria, não surge de uma vontade de reconhecimento, mas sim de sabermos que estes prémios são resultado de uma tentativa de sermos capazes de ir mais além e de alcançar a nossa vocação, a santidade. De facto, valor e excelência, são características dos santos. Aspiramos a santidade e vivemos diariamente na tentativa de a alcançar, como “lápis nas mãos de Deus”, como dizia Madre Teresa de Calcutá. Este é, o maior e mais importante ensinamento que levo dos Salesianos: Querer ser Santo todos os dias da minha vida.
Mas não é só com alegria que recebemos estes prémios. É também com muita gratidão. Gratidão pelos professores que, agora mais do nunca, recordando a sua exigência e amizade, reconhecemos como sendo verdadeiros exemplos de excelência e de valor. Se fôssemos nós a entregar estes prémios tenho a certeza de que, a todos os alunos, não faltariam nomes que viriam à cabeça num ápice, por terem sido um apoio enorme ao longo deste percurso no colégio.
Estamos também muito gratos àqueles que, pela primeira vez, nos trouxeram a esta escola e que também hoje nos acompanham. Gratos aos nossos pais porque foram os seus testemunhos e o seu apoio nos momentos de maior ansiedade e stress, que nos permitiu manter a perseverança necessária nos estudos e no trabalho. Sem esta oportunidade que nos deram, não estaríamos aqui hoje a recordar tanto que de bom vivemos e nos faz quem somos.
Por último, não deixa de ser clara a gratidão que devemos aos nossos amigos. Amigos estes que, tantos dias às 8 da manhã, nos encheram de força e motivação para mais um dia de esforço e superação. O padre João Seabra dizia que “A coisa mais importante que os pais podem dar aos seus filhos é proporcionar-lhes bons amigos” e, olhando em volta, e reconhecendo que os professores se tornaram também amigos, acredito que os meus pais fizeram uma excelente escolha.
A última coisa que desejo é que esta gratidão seja para nós, alunos, uma fonte verdadeira de alegria para vivermos todos os dias com vontade de a levar aos outros, fazendo-os reconhecer esta nossa raiz de alunos dos Salesianos.
Um grande obrigado Salesianos . José Maria Duarte | Antigo aluno