Ter em conta o espaço físico

> Seara > Ter em conta o espaço físico

O ambiente físico é mais do que cosmética, afeta o humor, a motivação e a vitalidade de toda a comunidade escolar. As escolas são moldadas pelo seu ambiente físico. É possível perceber a cultura de uma escola assim que se entra pela porta. Algumas parecem impessoais e institucionais, outras parecem vibrantes e vivas. O ambiente físico é mais do que cosmética, afeta o humor, a motivação e a vitalidade de toda a comunidade escolar. Atualmente, sabemos muito mais sobre o papel que o ambiente físico desempenha na aprendizagem. A quantidade de luz numa sala, a temperatura, a qualidade do ar, desempenham um papel vital para que um ambiente seja propício à aprendizagem. O mobiliário também é importante – pedir às crianças e aos jovens que se sentem em cadeiras duras durante horas seguidas irá, naturalmente, inibir a sua capacidade de prestar atenção, mas, muitas vezes, espera-se que eles se sentem sem se mexer ou se contorcer, e certamente sem reclamar. É muito mais provável que os alunos sejam capazes de participar numa aula se estiverem sentados confortavelmente, ainda mais se tiverem uma variedade de opções – sentados, de pé, em carteiras, no chão, por exemplo. Como seres vivos, dependemos da luz solar e do ar fresco para crescermos e nos desenvolvermos; um ambiente escolar próspero deve tirar o máximo partido das atividades ao ar livre. Diferentes atividades requerem diferentes tipos de espaços e ambientes. (Robinson, K. 2023:111)