No 7.º ano, existem algumas diferenças. Novas matérias, novos professores, nova sala, nova turma e novo edifício! O que espero deste novo ano é que seja mais exigente, traga mais responsabilidade e se revele um pouco mais difícil, mas, ao mesmo tempo, seja divertido e desafiador! Até agora, tenho gostado. Os professores são bastante simpáticos e receberam-nos da melhor forma, bem como a Inês, a vigilante do ano, que está sempre aqui para nós.
Mesmo que as férias tenham acabado, penso que o 7.º ano vai ser uma grande aventura, que está apenas a começar!
Beatriz Ferreira | 7A
No primeiro dia de aulas, parecia tudo normal, o pátio, os colegas e a ansiedade de cada um de nós. Todos olhavam para a vitrine, para ver os elementos que compunham cada turma, incluindo a de cada um. Entretanto, a hora de entrada para as aulas aproximava-se. Juntámo-nos à frente da placa da nossa turma já como alunos do sétimo ano e sentimos aquele abraço acolhedor dos nossos Diretores de Turma, que, a pouco e pouco, nos orientaram.
Conhecemos muitas pessoas diferentes e principalmente reencontrámos amigos de quem já tínhamos saudades.
O sétimo ano é um ano acolhedor. Aqui, temos de seguir os melhores exemplos para viajarmos sempre na estrada do bem
Giada Alves Sacripanti | 7B
Chegámos ao sétimo ano! Tudo começou muito bem e fomos bem acolhidos nas novas instalações!
Temos uma novidade: não há toque! Vamos ter que nos habituar!
No primeiro dia, fizemos um jogo e divertimo-nos imenso!
Os professores parecem ser simpáticos e as disciplinas muito interessantes, por isso acredito que este ano vai correr muito bem!
Paolo Rizzone | 7C
Quando cheguei ao 7º ano, fui recebido com alegria por parte dos educadores.
Este é um ano inesquecível, o início de uma nova etapa da nossa vida. Encontraremos mais dificuldades, mas, certamente, seremos felizes!
João Ludovico | 7D
No dia 12, mal acordei, imaginei-me a reencontrar os meus amigos, a conhecer os vários professores que ia ter e a descobrir as minhas novas disciplinas, mas isso não era o que me entusiasmava mais… O novo ciclo que vinha pela frente, esse, sim, é que me punha “em pulgas”.
Cheguei cedo para ter tempo de ver os meus amigos, no entanto, assim que a minha Diretora de Turma chegou, percebi que ia começar a ter mais responsabilidades e que o 7°ano era diferente dos anos anteriores. Quando estávamos todos juntos na sala de aula, foi-nos dito que o 3°ciclo era a última etapa antes do Secundário. Fiquei a pensar nessa ideia, dizendo a mim mesma: “Mas como é que é possível já estar no 7° ano? Ainda ontem estava no 1°… Como é que cresci tanto?”. Eu vou viver o 3°ciclo, experimentar tudo o que há de novo e aproveitar ao máximo!
Leonor Gonçalves Pereira | 7E
Quando cheguei ao sétimo ano, tudo mudou: algumas avaliações, a responsabilidade, o esforço e a organização aumentaram. Foi um pouco assustador, mas rapidamente fui acolhida por todos os professores e colegas e, por isso, todas as minhas inseguranças desapareceram.
Beatriz Reis | 7F
Para mim, o 7° ano está a ser muito interessante. É um ano que nos obriga a ter mais responsabilidade, autonomia, concentração e dedicação. Em relação à minha turma, respeito todos os meus colegas. Tenho alguns amigos na turma e outros que ainda não conheço tão bem, mas espero conhecer. Todos os dias, quando acordo e vou para a escola, continuo a sentir o mesmo que no 1° ano nesta fabulosa escola: uma grande vontade de chegar, aprender e estar com os meus amigos de turma e dos anos anteriores. No colégio, faço um desporto que é (e vai continuar a ser) muito importante na minha vida – a Ginástica Desportiva Pré-Especial Rapazes. Esforço-me todos os dias para dar o máximo e conseguir ser feliz, de modo a que a minha vida seja cheia de paz e harmonia.
José Nogueira | 7G
Quando se entra na escola para começar o ano, há sempre muito entusiasmo no ar e algum nervosismo. Falamos uns com os outros e voltamos a sentir aquela emoção de voltar. Apesar de já conhecer a escola, estava ansioso com todas as matérias e disciplinas. No entanto, depois fui falando com várias pessoas e senti-me em casa. É algo que eu adoro nesta escola, os professores e funcionários fazem tudo o que podem para nos sentirmos integrados.
Francisco Pinheiro | 7G
Quando entrei no 7º ano fiquei muito feliz. É uma nova etapa, um novo ano em que posso reencontrar muitos dos meus amigos e aprender novas matérias.
Ao mesmo tempo, também senti algum medo, pois nem todos os caminhos são direitos. Mas, com a ajuda da minha família, dos meus amigos e dos professores, tenho a certeza que o ano vai correr muito bem.
Maria Brito | 7H
Uma salada de sentimentos!
O percurso académico e profissional de um docente é pautado de conhecimentos, formações, atividades, visitas de estudo, planificações, reuniões, construção de instrumentos educativos, utilização de ferramentas pedagógicas, entre muitas ações. No entanto, esse percurso não nos prepara para aqueles que são os primeiros dias de um novo ano letivo. Podemos preparar o material escolar, a agenda, o horário … mas não conseguimos gerir, controlar e até mesmo ensaiar a forma como iremos reagir perante os NOVOS alunos com quem iremos partilhar conhecimentos e espaços educativos. Podemos estar nervosos… mas não demonstramos; podemos estar ansiosos… mas disfarçamos; podemos até ter algum receio… mas seguimos em frente. Pessoalmente, e dada a forma como fui acarinhado, acolhido pela Direção, Coordenadores, colegas, funcionários e alunos nos Salesianos de Lisboa, essa salada de sentimentos foi atenuada e os primeiros dias deste ano letivo 2018/19 têm sido extremamente enriquecedores como professor.
André Ferreira | Professor
Palavras soltas…
Saudades. Reencontros. Abraços. Beijos. Sorrisos. Gargalhadas.
Orgulho. Afeto. Amizade.
Vontade. Desafios. União. Riqueza.
Fé. Oração. Família. Alegria.
Palavras vividas e sentidas na nossa casa.
Cristina Fernandes | Diretora do 3º Ciclo