A chegada do secundário, neste longo percurso académico, é sempre um marco importante, decisivo para o nosso futuro profissional e exige conhecimento, reflexão e muita ponderação, o que nem sempre é uma tarefa fácil!
As diversas sessões de orientação vocacional, no auditório um do nosso colégio, são, por isso, uma espécie de “água no deserto” porque 1) nos fortalecem a reflexão e a recolha de informações sobre as várias profissões/cursos e possíveis mercados de trabalho; 2) nos ajudam a iluminar este caminho de decisões que, para muitos, continua a ser um túnel demasiado escuro para traçar objetivos e desenhar o rumo, o nosso rumo.
Nestas sessões, todas as experiências partilhadas pelos nossos colegas do secundário e, também, pelos ex-alunos da nossa escola, são o testemunho de quem já desbravou caminho, com diferentes trajetos, sendo, assim, estas reuniões uma forte mais-valia para toda a audiência que escuta.
Nesta fase, são muitos os nossos anseios e as nossas angústias. Por um lado, temos de ser cautelosos e fiéis às nossas convicções, por outro, também devemos ter a preocupação, a inquietação, de ir abrindo portas, o mais possível, de forma a que, ao longo do percurso, possamos ajustar melhor a senda a seguir.
Temos a clara noção de que os tempos que aí vêm, com a entrada no secundário, serão muito exigentes, mas não necessariamente assustadores. Exigirão foco e determinação para atingirmos os nossos objetivos, mas cremos que não será nada a que já não estejamos habituados, como alunos dos Salesianos de Lisboa. Não negamos que será uma longa maratona que começa logo no décimo ano. É necessário ter-se essa noção desde início, para que possamos dar os passos certos e não deixarmos passar o comboio sem entrarmos de imediato nele.
Concluindo, temos a perfeita noção de que a nossa geração irá enfrentar, provavelmente, períodos difíceis e exigentes, mas o nosso trunfo é a formação e esta será sempre a resposta adequada nestas situações. Acreditamos que os valores morais e as competências devem andar sempre de mãos dadas e que juntos serão a melhor arma para combater as incertezas do futuro. Não procuramos soluções fáceis, mas, antes, respostas consistentes e caminhos com futuro. Conversar, ouvir os outros, conhecer outras experiências e ganhar mundo é um apoio que consideramos fundamental e que nos Salesianos de Lisboa temos tido a sorte e o orgulho de poder usufruir!
Francisco Caramês | 9.º H