Viagem ao verdadeiro mundo da informação e comunicação (Notícia confiável ou fake new?)

> Seara > Viagem ao verdadeiro mundo da informação e comunicação (Notícia confiável ou fake new?)

Jornalistas do 6.ºF

No dia 04 de dezembro, cheios de curiosidade e entusiasmo, dirigimo-nos a Paço de Arcos para visitar as instalações do Grupo Impresa, nomeadamente, os estúdios da SIC e redação do jornal Expresso.

Ao chegar, fomos muito bem recebidos e, acompanhados por um simpático guia, percorremos a redação da SIC e do Expresso.

Durante o percurso, deparámo-nos com pessoas (jornalistas) que só estávamos habituados a ver através da televisão, o que, para nós foi surpreendente.

Levados pela curiosidade, visitámos, entre outros, a “régie”, os estúdios dos noticiários, a sala onde os intérpretes de Língua Gestual Portuguesa traduzem as notícias (em tempo real), a sala de continuidade e até o estúdio do programa de entretenimento «Isto é gozar com quem trabalha». Também percebemos como funciona o “teleponto”, o que é o “croma” e a responsabilidade dos “pivôs” ao apresentar as notícias.

Antes de terminar a visita, fomos surpreendidos pelo apresentador do programa “POLÍGRAFO” e pelos seus técnicos que nos desafiaram a simular a gravação deste programa, cujo objetivo é alertar para a diferença entre notícias confiáveis e fake news e para a relevância de um jornalismo ético e verdadeiro. Cheios de entusiasmo e algum nervosismo, conseguimos superar o desafio com bastante sucesso!

Para concluir esta experiência, fingimos que éramos jornalistas a sério e participámos numa conferência de imprensa, colocando diversas questões às diretoras da publicação infantojuvenil “Expressinho”. Foram momentos inesquecíveis!

Esta visita foi divertida, interessante e muito enriquecedora, pois, de forma descontraída, aprendemos bastante sobre o mundo da informação e percebemos que preparar e apresentar um noticiário dá muito trabalho e envolve uma grande diversidade de meios e pessoas.

Com esta experiência, tomámos consciência que devemos ser mais críticos e não podemos confiar em tudo o que ouvimos e vemos, pois, atualmente, qualquer pessoa, através das redes sociais, se transforma em “jornalista”, não tendo a preocupação de verificar se as informações que transmite são verdadeiras.

Esta informação foi confirmada por trinta alunos, dois professores e diversos profissionais do Grupo Impresa, como tal, podemos assegurar que é verdadeira. Procurem sempre informação confiável, estejam bem atentos e não se deixem “levar” pelas fake news!

“Jornalistas” do 6.ºF