Visita ao Palácio de Queluz

> Seara > Visita ao Palácio de Queluz

Palácio de Queluz, visto dos jardins – Desenho a caneta da Marina Dias | 11A1

Sara Paixão

Sábado, dia 14 de dezembro, pela manhã.
A turma de História da Cultura e das Artes do 11° ano realizou uma excursão ao Palácio de Queluz com o intuito de explorar, em primeira mão, o estilo/estética arquitetónico do Rococó, discutido nas próprias aulas, assim como o revisitar de outras estéticas e outros períodos artísticos, como o Barroco e o Neoclassicismo.

O Rococó, que surgiu em França no século XVIII, é caracterizado pela sua exuberância e pelo elevado detalhe ornamental, buscando uma estética mais leve e sofisticada, em comparação com o estilo antecedente, ou seja, o Barroco.

Durante a visita, os alunos puderam observar como este palácio, um dos principais exemplos de arquitetura Rococó em Portugal, reflete essas características com os seus interiores decorados com imitações de mármores, frescos e talhas; móveis delicadamente trabalhados com entalhes e elementos decorativos que transmitiam grandeza, galanteria e elegância à aristocracia.

A excursão ao Palácio de Queluz ofereceu aos alunos uma oportunidade única de vivenciar o Rococó na prática, consolidando o conhecimento acerca da História da arquitetura de uma maneira única e imersiva.

Sara Paixão | 11A1