| Visita de estudo à Assembleia da República |

> Seara > | Visita de estudo à Assembleia da República |

| Visita de estudo à Assembleia da República |Na passada sexta-feira, dia 12 de janeiro, a turma do 9ºG realizou uma visita de estudo à Assembleia da República, no âmbito da disciplina de História. Esta visita foi organizada no contexto da matéria que estivemos a dar no início do 2º Período e que consiste no estudo do final da Monarquia Constitucional e da Implantação da República.

Dentro do que vimos durante a visita, eu gostava de destacar a Sala do Capítulo, cuja construção foi ordenada por D. Luís I. Durante a Monarquia Constitucional esta sala foi usada como local de reunião da Câmara dos Pares do Reino, constituída por membros do clero e da nobreza. Atualmente, é utilizada para reuniões internacionais, conferências e até as sessões do Parlamento dos Jovens.

Além desta magnífica sala, gostava de referir ainda a Sala das Sessões, que, antigamente, era usada como local de reunião da Câmara dos Deputados, que eram eleitos pelo povo. Hoje em dia, é aqui que se realizam as sessões do Parlamento português, presidido por Eduardo Ferro Rodrigues, eleito pelos deputados, os quais, por sua vez, são eleitos pelos cidadãos portugueses. Nas sessões, estão também presentes o Primeiro-Ministro e seus ministros, além, obviamente, dos deputados dos seis partidos representados: CDS-PP, PSD, PS, CDU, BE e PAN. Tivemos a oportunidade de nos sentar nas cadeiras que os deputados habitualmente ocupam durante as discussões parlamentares e observar toda a sala. Em cima dos lugares dos deputados, há umas galerias com 600 lugares, que podem ser ocupados por qualquer cidadão maior de 18 anos que queira assistir a um debate.

Aprendemos ainda que todas as sessões parlamentares desde 1822 foram transcritas (e continuam a ser), estando disponíveis para consulta pública no site da Assembleia da República.

Concluindo, foi uma visita muito interessante, onde pudemos aprender um pouco mais sobre como funciona um dos principais órgãos políticos do nosso país e, ainda, explorar um edifício espetacular.

João Pinho | 9G