| Visita de estudo ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors |

> Seara > | Visita de estudo ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors |

4

Os alunos da turma H1 e E3 do 10.º ano de escolaridade deslocaram-se, no passado dia 2 de outubro, ao Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), acompanhados pelos professores Manuel Carlos Gomes e Vânia Morais, com o intuito de assistirem a uma sessão subordinada aos temas “Construção Europeia” e “Cidadania Europeia”, com a duração aproximada de 60 minutos.

A deslocação iniciou-se às 11:15 h e contou, mais uma vez, com o entusiasmo e a vontade de aprofundar, de forma e num contexto diferentes, alguns conteúdos programáticos explorados.

A receção e dinamização da ação de formação contou com a simpatia e dinamismo da Dr.ª Elvira Ventura, técnica do CIEJD, e com a presença de uma representante da Embaixada da Tailândia.

Aos alunos presentes foi lançado o desafio de apresentarem, em língua inglesa, a instituição que representavam. Este desafio foi aceite e cumprido pelo aluno João Inácio, do 10.ºE3, tendo procurado transmitir o orgulho que sente por frequentar os Salesianos de Lisboa.

Em contexto interdisciplinar, além de identificarem ao longo da sessão as diferentes etapas do processo de construção europeia, os alunos puderam constatar que a construção de uma ordem internacional justa e assente em normas comuns, alicerçada em normas exigentes, implica a cooperação entre vários países com diferentes interesses, culturas e níveis de desenvolvimento. O objetivo é harmonizar os meios da globalização (abertura dos mercados e progresso tecnológico) com os seus fins (promoção dos direitos e favorecimento do bem-estar).

A visita de estudo atingiu os objetivos inicialmente propostos, tendo contribuído para a atualização e consolidação dos conhecimentos adquiridos durante as aulas.

Por fim, importa referir que cada aluno recebeu documentação diversa sobre a União Europeia, permitindo-lhe aprofundar os seus conhecimentos e competências na matéria.

Professores Manuel Carlos Gomes e Vânia Morais