| Visita de estudo ao Museu da Eletricidade |

> Seara > | Visita de estudo ao Museu da Eletricidade |

Museu da EletricidadeNo passado dia 6 de novembro, fomos ao Museu da Eletricidade, no âmbito das disciplinas de Geografia e de Físico Química. Foi muito enriquecedor visitar este Museu que já foi uma central que fornecia eletricidade à cidade de Lisboa.
Uma das áreas do Museu de que mais gostámos foi a das caldeiras. O guia colocou os tapetes rolantes que forneciam o carvão às caldeiras em funcionamento e pudemos vivenciar a azáfama do ambiente de trabalho naquela zona, que era caracterizado por ruído e muito calor. Para tornar mais real o ambiente de trabalho, o guia mostrou-nos ainda um boneco que dá ordens gritando, forma que os operários tinham de adotar para se conseguirem fazer ouvir. O guia chamou-o carinhosamente de Ernesto.
Esta central tinha bastantes postos de trabalho, apesar de a mão-de-obra não ser qualificada. Era um polo atrativo, pois, apesar das condições de trabalho não serem as melhores, os salários eram bons, quando comparados com o contexto nacional.
A área dos cinzeiros também nos impressionou. Nesta parte do Museu, era feita a receção do carvão transformado em cinzas. Como os trabalhadores não possuíam qualquer proteção para os olhos ou o nariz, esta tarefa era extremamente prejudicial para a saúde e, na época, a esperança média de vida não ultrapassava os quarenta anos. 
Também pudemos assistir a uma pequena palestra que nos levou a perceber o início da produção da eletricidade desde as centrais termoelétricas à produção de energia a partir das fontes de energias renováveis.
Em suma, esta visita foi muito importante e proveitosa!

Constança Pena, Mariana Vilarinho, Matilde Santos e Teresa Marçal | 9ºA